Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda?
Fale com a gente!
Olha só quem está de volta: o Mary Jane! Todo fechado na frente e atrás, este modelo de sapato tem uma ou mais tiras sobre o peito do pé. O solado varia entre o blocado e o tratorado, com uma altura média, dando sempre um toque muito delicado ao visual. Feminino e confortável, é um calçado muito versátil, pois combina com diversos looks e ocasiões. Esse clássico está muito em alta depois de aparecer nos desfiles de grandes marcas. Com ou sem salto, preto ou colorido, blocado ou tratorado, todas as versões são válidas e queridinhas da estação. Escolha um pra chamar de seu e invista nessa tendência que nunca sai de moda!
O Mary Jane voltou aos holofotes quando marcou presença na Semana de Moda Primavera 2023. Ele fez parte dos desfiles da Prada, Dior e do estilista Raf Simons que colocou Mary Jane nos pés dos modelos de 47 looks dos 55 apresentados. De volta às passarelas, o calçado logo caiu no gosto das fashion girls e basta olhar o feed do Instagram ou TikTok para ver essa tendência cada vez mais presente nos looks de mulheres de todas as idades.
Inicialmente o Mary Jane era unissex e infantil, conhecido como sapato boneca ou Bar, muito usado nos uniformes escolares. Em 1920 ele dominou as pistas dos clubes de jazz e compôs o look das mulheres conhecidas no Brasil como Melindrosas. Só por volta de 1930 na América do Norte e 1940 na Europa ele passou a ser conhecido como um item feminino. Nas décadas de 60 a 80 ele chegou às passarelas e se tornou queridinho a ponto de se tornar item na cultura pop. Quem assistiu “As Patricinhas de Beverly Hills” e “Sex and The City” com certeza viu um Mary Jane nos pés das personagens.
Com toda essa trajetória o Mary Jane só comprova que nunca sai de moda, sendo um ótimo investimento, pois você terá um calçado clássico, feminino e versátil que combina com vários looks. Com ou sem salto, preto ou colorido, com bico fino ou redondo, com uma ou duas tiras, existem diversas versões de Mary Jane. Basta escolher um modelo que mais combine com seu estilo. Veja algumas sugestões de looks.
Perfeito para meia-estação por ser fechado na frente e proteger os pés dos dias frios. Se quiser, você pode ainda usar com meia fina ou soquete. Vale combinar com uma calça jeans e suéter ou um casaco e até mesmo uma saia com camisa, que o salto blocado do Mary Jane além de confortável já deixa o look feminino e elegante. Para o ambiente de trabalho invista em peças de alfaiataria. Isso é válido tanto para o clássico na cor preta quanto para os modelos coloridos.
Para um look mais esportivo e despojado a versão tratorada é perfeita, pois o salto pesado contrasta com as peças. O Mary Jane tratorado combina com saias, vestidos, uma camiseta ou moletom. A meia à mostra traz um ar mais estudantil e provocativo para a composição.
O modelo com salto e bico fino deixa o look mais alongado e sensual. Ainda mais quando combinado um vestido ou saia justa. Nos dias mais frios uma meia fina e um casaco por cima aquecem sem comprometer o visual.
Pra quem preza ainda mais pelo conforto, uma opção é o Mary Jane sem salto. Ao escolher esse modelo prefira uma calça skinny, com corte reto e curtinha ou mais justinha que deixe o sapato em evidência mostrando um look meigo e feminino.
Ao desfilar por aí com seu Mary Jane poste a foto com a hashtag #combineds e faça parte do nosso time de influenciadoras.