Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda?
Fale com a gente!
Você sabia que 19 de fevereiro é o Dia do Esportista? Criada há exatos 20 anos a partir da Lei nº 8.672, a data era inicialmente conhecida como “Lei Zico” com o intuito de conscientizar e incentivar a prática esportiva que contribui tanto para uma vida mais saudável, pois trabalha não só a saúde física, mas também mental. Ao praticar um esporte, hormônios são liberados promovendo redução do estresse, ansiedade, melhora no ânimo, mais disposição, entre outros benefícios.
Apesar dessas palavras serem usadas como sinônimo, elas não são a mesma coisa. Veja só: Qualquer movimento corporal que não seja repouso e que gere um gasto energético pode ser considerado atividade física. Quando, por exemplo, você faz atividades domésticas, está em pé no transporte público, movimenta-se no trabalho, brinca com seus filhos, isso são atividades físicas. Já o exercício físico é uma atividade física, porém sistematizada com ritmo, frequência, intensidade e duração. O esporte é uma prática metódica, individual ou coletiva que inclui tanto um jogo, quanto uma atividade em que englobe o exercício físico. Seja para o condicionamento físico, apenas para manutenção da saúde ou tenha um objetivo competitivo. Como exemplo a natação, atletismo, futebol, vôlei, ginástica olímpica, basquete, handebol, entre tantos outros esportes.
Com o aumento dos trabalhos remotos e em escritórios, passamos cada vez mais tempo sentados. Colocar o corpo em movimento é essencial para a saúde. Afinal o sedentarismo é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas.
Você pode estar pensando: detesto competir porque vou praticar um esporte? A prática esportiva pode ser feita também com fins recreativos. Por meio da prática esportiva além do fortalecimento muscular, condicionamento físico, também é desenvolvida a concentração, paciência, trabalho em equipe, por exemplo. Sem contar todos os benefícios à saúde. Por isso, praticar esportes é um santo remédio.
Bom, agora que você já sabe que praticar um esporte vai além de competição, deve estar se perguntado: “mas como inserir mais uma atividade na minha rotina tão corrida?”. Lembre-se que a pessoa mais importante do mundo é você, então coloque-se como prioridade. Depois escolha algo que você gosta. (Se ainda não sabe, vá experimentando). O próximo passo é fazer disso um hábito, assim como tomar banho e escovar os dentes. Por isso é tão importante escolher algo que você goste. Ter uma companhia pode tornar a atividade esportiva ainda mais prazerosa O começo pode ser mais difícil, mas não desista. Coloque como uma meta e siga em frente. Importante também escolher um local apropriado e ter os materiais adequados para desenvolver a atividade que você escolher. Dentre eles, um tênis próprio para prática esportiva é essencial. Confira algumas opções que selecionamos:
Então já sabe: a combinação de uma dieta equilibrada, com boas noites de sono e a prática esportiva regular são a receita de sucesso pra você ter uma vida longa e saudável cheia de qualidade de vida. Movimente-se!