Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda?
Fale com a gente!
Quando você pensa num calçado para compor um look confortável, qual é a primeira opção que vem à sua cabeça? Possivelmente é um tênis ou rasteirinha. Mas uma outra alternativa são as alpargatas ou espadrille. Confeccionadas há décadas e populares no mundo todo, elas parecem nunca sair de moda. São muito confortáveis, baratas e versáteis, pois combinam com inúmeros looks informais. Pode-se dizer que é um calçado a frente de seu tempo, pois numa época em que a discussão sobre gênero não era nem colocada em pauta elas já percorriam as ruas desse mundão afora sendo uma opção unissex e democrática que podem ser usadas por homens e mulheres, adultos e crianças. Para te inspirar trouxemos um pouco da história desse modelo e ainda sugestões de como usá-las arrasando por aí. Leia mais abaixo:
Esse modelo de calçado caminhou muito até chegar aos nossos pés. De origem árabe elas chegaram na Espanha e no sul da França onde ganharam o nome de “espadriles”. Conta-se que os primeiros a usá-las foram os soldados e depois os sacerdotes. Por volta de 1880 elas calçavam os pés dos trabalhadores das minas. Na França, o estilista Yves St-Laurent inovou criando o modelo com salto. A imigração espanhola fez com que elas fossem populares na Argentina e no Uruguai. Tanto que aqui no Brasil elas chegaram com o nome de “calçado espanhol”. Em 1907 passaram a ser produzidas pela empresa que hoje é conhecida como Alpargatas S.A. A empresa investiu pesado em marketing e popularizou o calçado por conta de seu conforto, baixo custo e por não ter distinção de gênero. A forte campanha de marketing aliada a mania do brasileiro de pedir “Bombril” ao invés de palha de aço, “Gillete” ao invés de lâmina de barbear, ou seja, ser campeão em usar a metonímia (uma figura de linguagem em que usamos uma palavra no lugar de outra que a lembra) fez com que a espadrille ou espadrilha seja mais conhecida hoje como “alpargatas” o nome da primeira empresa que a fabricou por aqui.
Desde sua chegada aqui no Brasil se mantém o conceito de um calçado barato, resistente, confortável e com um grande diferencial: acessível a todos os públicos, sem distinção de gênero. O que mudou foram as estampas, tecidos e aplicações. Inicialmente elas tinham a parte superior de tecido ou couro e o solado de corda feito com fios de fibras vegetais como juta, sisal ou ráfia. Só por volta de 1960 que o solado de corda foi substituído pelo solado de borracha que é mais resistente. Por conta de seu material a alpargata é a queridinha dos dias quentes e perfeita para looks informais. Pode até compor um visual mais arrumadinho dependendo das peças e ocasiões, mas definitivamente não é um calçado para um look sério e formal. Veja algumas inspirações com esse calçado que nunca sai de moda.
Para quem quer alongar as pernas e valorizar a alpargata o ideal é apostar numa saia curtinha que ainda deixa o look muito fresquinho. Já para as mais ousadas a saia longa é uma boa pedida. Para um look cheio de estilo prefira uma saia longa mais descontraída que pode ser de malha ou com estampa alegre e combine com uma camiseta ou blusa ciganinha. Lembre-se de que o comprimento da saia precisa ser adequado ao calçado.
Assim como a saia curta, o shorts por deixar as pernas de fora deixa o visual alongado. Você pode combinar o clássico shorts jeans com uma camisa. Se preferir um look mais despojado use a mesma camisa com um shorts de sarja, jaqueta e alpargatas. O macaquinho é outra peça que vem arrasando corações. Curto ou longo, você pode usá-lo de forma mais descontraída com top, camiseta ou blusinha que vai compor um visual muito prático e confortável. De todas as formas um look lindo e fresquinho está garantido.
Quem curte um visual feminino o vestido é uma aposta certa. Combinado com as alpargatas você fica ainda bem confortável. Seja um vestido liso ou estampado, curto ou longo, você pode combinar a espadrille com a bolsa que fica harmônico e charmoso.
Se quiser um looks mais esportivo, escolha calça jeans skinny com alpargatas. Já se você preferir um visual mais ousado e moderno aposte numa calça de couro ou com tecido fluido combinado com blazer e camisa. As peças mais elegantes e delicadas junto de um calçado esportivo como as alpargatas deixam a produção mais descolada.
Quando vemos as alpargatas por aí, não imaginamos o quanto ela tem de história. Agora que você já sabe, se amou saber de tudo isso e vai embarcar nessa moda que nunca sai de moda poste uma foto do seu look com a hashtag #combineds e faça parte do nosso time de influenciadoras.