Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda?
Fale com a gente!
A chegada do fim do ano é um convite para repensar e fazer planos para o futuro. Uma etapa importante desse processo é abrir espaço para o novo através do desapego, detox ou destralhe. Nomes diferentes para a mesma ação: deixar ir o que não serve mais.
Felizmente a vida é dinâmica e muda muito. Você muda também. Pode ser que com o passar do tempo algo que já foi importante, passe apenas a só ocupar espaço na sua vida. Então é hora de deixar ir. Desapegar vai permitir que você tenha mais clareza sobre o que realmente importa e com isso passe a tomar decisões mais assertivas, consequentemente tendo uma vida mais leve.
É importante dizer que o desapego não é só de coisas materiais. É também de emoções, comportamentos, pensamentos… Desapegar é um "exercício" onde você avalia se aquela coisa, aquele relacionamento, aquela emoção... ainda merecem sua atenção, seu cuidado, se ainda fazem sentido para você. Se você ainda quer tê-lo na sua vida. Mas por onde começar esse desapego? Confira 5 passos que podem te ajudar nesse processo:
A casa é um organismo vivo, portanto, destralhar é um ato de amor à sua casa. Se você só atulha coisas, o local onde você vive deixa de ser um lar para se tornar um depósito ou dependendo, pior, um lixão. Você merece viver num lugar assim? Ninguém merece, não é mesmo?
O passo um é tomar a decisão de destralhar. Vale dizer que você não precisa fazer tudo de uma vez. Vá passo a passo, pouco a pouco, uma gaveta de cada vez. Existem algumas possibilidades que você pode escolher de acordo com sua rotina, sua personalidade, sua possibilidade.
O mais importante é começar!
Olhe criteriosamente todas as suas peças, principalmente no guarda-roupa e sapateira. Veja o que você pode vender (às vezes temos peças guardadas com etiqueta), o que precisa de conserto, o que você pode doar, ou o que precisa ser descartado mesmo.
Na hora do destralhamento é fundamental que você tenha em conta o seu momento de vida atual. Porque às vezes fazia sentido antes, agora não faz mais sentido. Por exemplo, você é mãe de dois filhos, e não pretende mais engravidar. Um tem doze anos e o outro tem oito. Porque mesmo você está guardando livros de gravidez, parto, desfralde? Admita: você não vai usar mais e eles podem ser úteis para outra pessoa que esteja nesse momento. Na hora de destralhar pense: esse objeto faz sentido pra você no seu momento de vida atual? Se a resposta for não, dê um fim nele que pode ser muito mais útil para outra pessoa que pode estar precisando.
Na hora de destralhar, você pode fazer algumas perguntas que podem te ajudar nesse processo. Vale dizer que é fundamental ser sincero na sua resposta.
1) Eu uso isso?
2) Qual foi a última vez que eu usei isso?
3) Porque estou guardando isso?
4) Será que tem a ver comigo hoje?
5) Quantas peças eu tenho desse objeto? 50! `Preciso mesmo te todas elas?
6) Isso realmente me traz alegria?
7) Eu gosto dessa peça, nesse modelo, nessa cor?
8) Isso me incomoda?
9) O que eu vou sentir ao tirar isso da minha casa?
10) Eu realmente preciso disso, ou quando eu precisar eu posso alugar (como por exemplo um vestido de festa).
Se você tem dificuldade para desapegar, comece separando esses itens:
Com todas essas dicas bora desapegar antes do ano acabar?