13º CAIU NA CONTA? VEJA 5 DICAS DE OURO PARA USÁ-LO DA MELHOR FORMA

O ano de 2022 está chegando ao fim e essa época também é tempo de receber uma grana extra: o 13º salário. O benefício implementado em 1962 (Lei 4.090/62) é um direito anual do trabalhador brasileiro que tem carteira assinada. O valor equivale a um mês de trabalho para quem se manteve um ano na empresa ou é um valor proporcional á data de contratação. A primeira parcela do benefício deve ser paga pelas empresas até 30 de novembro e a segunda parcela até 20 de dezembro. Dinheiro extra é bom e todo mundo gosta, mas se pra você o trecho “dinheiro na mão é vendaval” é uma grande realidade, separamos algumas dicas. Confira:

Por Lu Silva
01/12/2022 19h3


“Saia das dívidas sem perder qualidade de vida” - Gustavo Cerbasi


Se você tem dívidas, por menores que sejam, o primeiro destino desse dinheiro extra é quitar todas elas. Se o valor não for suficiente para pagar todas, faça os pagamentos nessa ordem:

$ Contas essenciais como aluguel, água, luz e plano de saúde (principalmente para idosos). 

$ Prestações do imóvel atrasadas

$ Dívidas que tenham juros maiores (geralmente os cartões de crédito).

$ Dívidas como juros menores (como empréstimo pessoal).


Outra opção é quitar parcelas, principalmente de financiamentos, para que assim seja abatido o juros do que foi pago antecipadamente.



“Poupar não é apenas deixar de gastar, é usar o dinheiro com mais inteligência e gastar menos em tudo o que for possível”. - Nathalia Arcuri




Com o dinheiro na mão fica mais fácil de negociar. Muitas lojas oferecem melhores condições de pagamento para quem paga à vista. Mas caso não ofereçam, aproveite para pedir aquele belo desconto. Você pode pensar “ah, mas 5% de desconto à vista é pouco”, mas dependendo do valor do produto ou serviço pode ser significativo. Por exemplo: 5% de R$ 500 é R$ 25. Dinheiro que você já consegue comprar um chinelo. Sem contar que é aquele ditado: “de grão em grão a galinha enche o papo”. Economizando em uma compra você pode gastar em outra. 



“O amor é igual imposto de renda, tem que declarar”. - Bruno Olhares



Duas coisas que são certeiras na vida é o amor e os impostos. Em dezembro o trabalhador CLT recebe o décimo terceiro, mas também tem gastos elevados com férias, festas de final de ano e presentes. E o mês de janeiro é tempo de pagar IPVA, IPTU, matrículas escolares e outros encargos. Portanto, o ideal é reservar parte do dinheiro recebido para esses gastos que já são previstos para não começar o ano preocupado com impostos. 


“Estar bem com o dinheiro nos permite usufruir bens e coisas que vão além do essencial para sobreviver”. - Thiago Nigro. 



Dívidas quitadas e contas em dia, você merece um presente, não é mesmo? Chegou a hora de comprar aquela bolsa, tênis ou sapato que você tanto queria. Quem sabe também fazer uma viagem, reformar um cômodo da casa ou até mesmo trocar de TV ou celular. Tudo vai depender do valor disponível no seu orçamento. De qualquer forma invista esse valor em te fazer feliz. 



“Muitas pessoas gastam dinheiro que não têm para comprar coisas que não precisam para impressionar pessoas que não gostam”. - Robert Quillen



O décimo terceiro pode ser o pontapé inicial de um investimento. Pense a longo prazo e invista nos seus sonhos. Use esse dinheiro para fazer um curso de aprimoramento e assim alavancar sua carreira, fazer uma reserva de emergência ou até mesmo investir em sua aposentadoria. Hoje você pode contar com um consultor financeiro, aprender online ou até mesmo investir facilmente em bancos digitais.



Curtiu as dicas? Conta pra gente quais são os seus planos para usar o seu décimo terceiro salário este ano.