Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda?
Fale com a gente!
A organização contribui para uma rotina mais leve para todos os moradores da casa que não ficam perdendo tempo procurando coisas e se estressando com isso. O que é fundamental principalmente quando se tem crianças em idade escolar. O primeiro passo é fazer um destralhe: doe, descarte ou conserte os itens do último ano escolar. Não vale manter algo que só ocupa espaço e não é mais usado. Nesse sentido, vale checar não só a lista de materiais, mas também se os calçados ainda servem, se estão em boas condições e adequados ao uniforme. É ideal ter pelo menos dois pares para que sejam revezados, evitando mau cheiro do uso contínuo. Dependendo da idade dos seus filhos, convide-os para participar de uma forma lúdica. Não só dessa etapa, mas também da organização em si. É importante dizer que, tudo que for organizado, precisa ser explicado e dito a todos os moradores da casa, para que funcione no dia a dia. Bora se preparar para volta às aulas?
“Eu tento, mas não consigo organizar de jeito nenhum com essas crianças” é o comentário da grande maioria das pessoas. Então aqui um pouco de conceito pode ajudar: organizar é diferente de arrumar. Você pode se perguntar: “mas organizar e arrumar não é a mesma coisa?”. Não. A grande maioria das pessoas arruma e não organiza, por isso a bagunça nunca acaba. “Organizar” quer dizer, dispor para funcionar. Enquanto que “arrumar” por definição significa colocar em ordem. Quando você organiza, cria um lugar lógico e funcional para cada coisa, depois, em poucos minutos, você só vai arrumando, ou seja voltando cada coisa ao seu lugar e na hora de encontrá-las fica muito mais fácil. Na prática:
Quando você arruma: numa prateleira você coloca os materiais usados na escola como cadernos, livros e canetas coloridas.
Quando você organiza: nessa mesma prateleira você coloca os cadernos e livros separados por matérias, os livros e as canetas separadas por cores.
Dessa forma fica muito mais rápido e fácil de encontrar por exemplo uma caneta azul para marcar o texto no livro de história, do que ficar procurando esse livro entre todos e essa caneta no meio de outras, concorda?
Para organizar de forma eficiente, de modo que as coisas saiam e voltem para o lugar, é importante saber hábitos e rotina. Por exemplo, as crianças chegam da escola, onde elas deixam a mochila? E os sapatos que usaram, muitas vezes vêm sujos de barro, vão pra onde? E os uniformes? É importante que você organize, criando um sistema que funcione.
Uma boa opção é criar o “cantinho volta às aulas”. Para fazer isso, não é preciso muito espaço ou dinheiro. Em uma parede basta pendurar um gancho e reservar embaixo um espaço para o calçado. Caso haja mais de uma criança pode-se colocar a inicial de seu nome, uma foto, mas isso é opcional. No espaço acima uma ideia é colocar uma agenda da semana para facilitar a visualização de todos os moradores. Com esse espaço criado, além de mostrar-lhes um senso de organização desde cedo, ao chegarem da escola elas já sabem onde colocar cada coisa e onde encontrar o que precisam, deixando arrumado diariamente.
A maioria das escolas utilizam uniformes, então mesmo que os pequenos precisem de ajuda para se vestir, deixar prontinha a roupa de toda semana facilita muito no dia a dia. Uma opção é separar os uniformes por dia da semana com todas as peças daquele dia: desde o uniforme a roupas íntimas e meias. Isso pode ser feito em caixas organizadoras, cabides ou até em um nicho dentro do armário com o dia da semana escrito. Isso evita que uma situação muito comum de ficar procurando o par de meias que precisa ser usado naquele dia, por exemplo. Dessa forma todo mundo ganha tempo.
É importante que a organização seja acessível, ou seja, fiquem sempre na altura dos pequenos para que possam ter acesso. Dependendo da idade é uma tarefa que pode até ser direcionada à criança que com isso, ganha mais autonomia. Importante também ter um cesto ou local para colocar o uniforme sujo, usado na escola. Isso pode se tornar uma tarefa divertida ao se propor que a criança “arremesse” como no basquete, fazendo uma “cesta”. Evitando deixar tudo espalhado pelo quarto.
Curtiu as sugestões de como se organizar para volta às aulas? Comenta com a gente uma dica de como você faz no dia a dia com as crianças.