SPECIAL COLORS - O AMOR EM TODAS AS CORES

Em um mês tão importante quanto o da visibilidade LGBTQI+ entender a simbologia de das cores e como elas representam diferentes identidades é um passo importante para o acolhimento e aceitação da comunidade. É de comum conhecimento que a bandeira com as cores do arco-íris representa cada classificação dentro do movimento, mas você sabe o porquê dessa escolha? Em suporte a todas as formas de amor e identidade, decidimos utilizar a melhor ferramenta contra qualquer preconceito, o conhecimento! Entenda a classificação das cores da bandeira e como o amor sempre resiste e colore o mundo.

Por Di Santinni
27/06/2022 19h36


A ORIGEM DE UM SÍMBOLO


Em 25 de junho de 1978, foi apresentada pela primeira vez ao público a bandeira LGBTQIA+ durante a Parada do Orgulho Gay nos Estados Unidos. O responsável por criá-la foi o artista Gilbert Baker, ex-militar dispensado com honras do exército, que após mudar-se para São Francisco se tornou ativo nas causas LGBTQI+, fazendo parte de discussões e atos políticos em prol da comunidade.  Com sua nova vida Gilbert Baker aprendeu sozinho a costurar o que foi um dos motivos para que o supervisor da cidade de São Francisco na época, Harvey Milk, pedisse para que Baker criasse um ícone para a comunidade LGBTQI+, que até então não tinha uma simbologia oficial. Cada uma das cores da bandeira abrange sentimentos e aspirações para um mundo com igualdade e liberdade.


Com sua nova vida Gilbert Baker aprendeu sozinho a costurar o que foi um dos motivos para que o supervisor da cidade de São Francisco na época, Harvey Milk, pedisse para que Baker criasse um ícone para a comunidade LGBTQI+, que até então não tinha uma simbologia oficial. Cada uma das cores da bandeira abrange sentimentos e aspirações para um mundo com igualdade e liberdade.

O artista,se inspirou nos hippies, que enxergam o arco-íris como um símbolo da paz, e na canção Over The Rainbow, que diz que “além do arco-íris existe um lugar muito bom" : rosa para a sexualidade, vermelho para a vida, laranja para a saúde, amarelo para o sol, verde para a natureza, azul para a arte, índigo para a harmonia e violeta para o espírito.




AS VARIAÇÕES QUE ABRAÇAM A DIVERSIDADE


Com o passar do tempo a implementação da bandeira foi estabelecida e uma variação ainda mais abrangente vêm ganhando visibilidade e sendo adotada pela comunidade. Além das seis listras coloridas, há o preto e o marrom, contemplando a diversidade racial, assim como os três tons da bandeira trans (rosa, branco e azul) também aparecem.


A diversidade de cores vai além de uma bandeira, elas transbordam a personalidade e individualidade durante o dia a dia. Viva o amor com a intensidade e seu brilho único!

Em nossas mídias sociais pedimos para que nossos influenciadores compartilhassem suas jornadas de aceitação com muito estilo, confira.

Faça parte do nosso time, postando uma foto com o seu de Di Santinni usando a hashtag #combineds e marque @disantini 


Conteúdo Relacionado